Umas das principais funções dos celulares hoje em dia são as câmeras, porque as pessoas tiram foto de tudo e em todos os momentos.

É bastante comum querermos tirar fotos boas para postar nas nossas redes sociais. As fotos eternizam um momento, uma situação, uma pessoa e por isso sentimos a necessidade de sempre que possível tirar uma foto.

Para conseguir isso costumamos comprar bons aparelhos que muitas vezes podem custar muito caro para ter uma câmera de qualidade que supra essa necessidade que temos de conseguir obter uma foto perfeita.

Geralmente quando estamos num grupo de amigos e queremos tirar uma foto, procuramos qual é a pessoa ali presente que tem o melhor celular e que consequentemente a foto vai sair melhor para impressionar nossos amigos virtuais.

Só que em alguns casos ou em determinadas situações, por conta de um período não tão saudável da nossa vida financeira, não estamos em condições de comprar celulares tão caros e tão famosos, com uma câmera extremamente boa para conseguir tirar boas fotos.

Diante disso automaticamente pensamos que não iremos conseguir, tendo um celular inferior, mas a verdade é que existem técnicas que podem nos ajudar a tirar boas fotos, mesmo sem ter uma celular de extrema qualidade, como um Iphone, por exemplo.

Essas técnicas nos ensinam que para conseguirmos boas fotos, na verdade, não é necessariamente preciso ter um ótimo celular, claro que isso ajuda bastante, porque quanto mais caro o celular é, melhor a sua qualidade.

Mas técnicas que visam o ângulo perfeito, a iluminação perfeita e coisas semelhantes podem fazer milagres com suas fotos e faze-las parecer profissionais.

Iremos te ensinar 4 dessas técnicas, que na verdade são dicas para você aprender a tirar fotos perfeitas, com o celular que você tiver em casa, exigindo claro, só um pouquinho mais de conhecimento.

Você não vai precisar tirar de suas economias, nem trabalhar dobrado para comprar um celular novo, basta você prestar atenção nessas dicas e praticar que com certeza você vai conseguir tirar fotos muito boas e de deixar qualquer um de queixo caído.

Para isso, em primeiro lugar você vai precisar conhecer muito bem a câmera do seu celular. 

Se possível comece treinando essa habilidade de conseguir tirar fotos perfeitas em ambientes internos e com pouca luz ou em ambientes externos com muitas luz.

Está curioso e quer conhecer que dicas são essas? Continue acompanhando.

Limpe a lente

Embora pareça uma dica muito simples, ela tem muita importância e talvez seja a que as pessoas menos lembrem na hora de tirar uma foto.

Antes de você sair por aí tirando foto com seu celular, lembre-se de limpar a lente. Devido ao manuseio do aparelho o dia inteiro, é comum sem querer tocarmos, vez por outra, na lente do aparelho.

Até mesmo quando apoiamos ou colocamos ele em algum local, isso pode sujar a lentar e deixa-la embaçada, se não nos atentarmos a isso, ao tirar uma foto, não iremos conseguir um foco legal na imagem.

Principalmente para celulares que tem o sensor biométrico, as vezes você vai desbloquear e acaba sujando o visor e isso pode diminuir a qualidade da sua foto. Talvez essa diferença não seja tão grande assim, mas já é algo a mais.

Por isso preste bastante atenção, e se estiver suja, limpe com sua camisa mesmo, ou um lenço que tiver em mãos.

Iluminação

A segunda dica, tão importante quanto a interior, é você prestar atenção na iluminação. Existem dois tipos de situações que se encaixam na questão da luz. A primeira é quando você vai tirar uma foto em ambientes internos.

Desde que você esteja bem iluminado, a foto vai sair legal, mas as vezes e em alguns casos você não tem iluminação suficiente ou a iluminação não está tão legal assim e uma sugestão é você sempre aproveitar a luz ao favor de você ou de quem você está tirando a foto.

Um problema comum ao se tirar uma foto, é deixar a luz ficar atrás de você. Sempre que tiver uma iluminação no ambiente em que for tirar a foto, deixe a luz sempre ficar na sua frente, voltada para você. Dessa forma a iluminação na sua foto vai permitir uma qualidade muito melhor a ela.

Se você tiver luz tanto na frente quanto atrás, você deve eliminar a luz de um dos lados, para que a luz atrás de você não prejudique a luz a sua frente.

A luz que vem da parte de traz pode estourar no contorno do corpo e escurecer a parte da frente e você não quer isso. Então evite tirar fotos contra a luz.

Zoom

Você sabe que os celulares hoje em dia, todos eles tem a função do zoom. Existe o zoom digital e o zoom ótico. Quando o zoom ótico está funcionando, não tem problema porque ele consegue manter a qualidade da foto que você está tirando.

Já o zoom digital tira uma pouco a qualidade da foto, por isso se você quiser dar zoom a sua foto, aproxime-se você do que você fotografar ao invés de dar zoom da câmera. Assim você vai manter a qualidade da sua foto.

Preste atenção em lugares fechados

Os celulares são aparelhos inteligentes de verdade e ao entender que tem menos luz em lugares fechados, seja numa festa ou numa balada, ou até mesmo dentro de casa, ele vai tirar fotos com o tempo de exposição maior e o ISO mais alto.

Ou seja, ele vai tentar ajustar a iluminação para captar mais luz. Nem sempre você tem dinheiro o suficiente para comprar um celular que tenha um sensor de câmera muito bom.

Por isso em alguns casos, ao tentar melhorar a iluminação, captando mais luz, alguns celulares irão tirar fotos mais borradas ou granuladas. Nesse caso se aproximar de uma fonte de luz resolve o problema.

Você pode chegar próximo a uma janela para tirar a foto, porque aí o celular vai conseguir captar mais luz que está entrando no ambiente e a foto vai ser tirada com mais qualidade.