Hoje em dia podemos encontrar vários tipos de celular, com marca, modelo, ano de lançamento, sistema operacional, entre outros.

Mas quando vamos escolher um, ficamos desnorteados sem saber qual o melhor e o que buscar num celular.

Por isso, preparamos 10 coisas essenciais que você precisa levar em consideração quando for comprar o seu celular.

Celular novo

Manda suas escolhas a se fazer esse vai optar por um celular novo ou usado.

As duas formas têm suas vantagens e desvantagem de viva pois um celular novo ter um valor mais alto que um que seja usado mesmo sendo do mesmo modelo.

Por outro lado, ele terá uma durabilidade bem maior do que um usado e não terá nenhuma marca de uso.

Porém, se seu orçamento estiver apertado pode optar por um celular que já tenha sido usado, mais fique de olho na real intenção do vendedor, para não ser um produto que já venha danificado, falsificado, entre outros.

Entretanto, se puder escolher, entre opte por um celular novo, mesmo sendo mais caro, sua durabilidade vais ser maior na sua mão do que um usado.

2. Ano de lançamento

Embora muitos celulares lançados há um tempo atrás chame bastante atenção, você deve ter em mente que quanto mais tempo de lançamento menor e a sua vida útil do que o modelo mais recente.

Outra coisa que pode ser colocado na balança é que todo produto lançado sempre tem configurações diferentes e melhores do que os antigos.

Sendo assim, o ano de lançamento do celular pode ser uma das primeiras informações colhidas para guiá-lo na escolha do produto.

3. O que você quer

Se perguntar o que mais deseja em um celular é extremamente importante na hora de procurar um modelo para comprar.

Hoje em dia podemos encontrar várias funções no celular além de fazer e receber chamadas, como por exemplo, o tamanho da tela para assistir filmes e séries, a qualidade e funcionalidade da câmera e as configurações do hardware para jogos.

Pensando nisso, antes de ir às compras análise quais são as funções e que você mais deseja no seu celular, seja ele para gravar vídeos, tirar fotos, assistir filmes e séries ou para jogar.

4. Sistema operacional 

Um ponto a se considerar quanto a escolha do seu celular, é qual o sistema operacional você deseja.

Existem alguns tipos de sistema operacional mais conhecidos como, Android, Ios, Windows Phone, BlackBerry, entre outros.

É mais fácil encontrar na maioria do celular o sistema operacional Android, entretanto os iPhones vem com o sistema iOS desenvolvido pela Apple, assim como os da Nokia e que usa o sistema operacional Windows fabricado pela Microsoft.

Podemos encontrar em todos às suas vantagens e desvantagens pois um sistema Android da facilidade de customização e mais facilidade a mexer com sistema operacional.

Não só isso digo eles também possuem preços mais acessíveis, onde poderá comprar seja ele muito bom ou mais simples.

Já o sistema iOS é mais seguro e prático para quem não tem muito conhecimento ao mexer com celular.

Não só isso, ele está bem possui um sistema de atualização simultânea, sendo os primeiros a receber novos aplicativos e jogos lançados para o público.

Entretanto, esses produtos encontrados na loja do iOS são em sua maioria pagos, enquanto que no Android são gratuitos.

E nos celulares da Microsoft, são considerados sistemas operacionais que unem o fato de ter um sistema simples com eles serem mais em conta.

Porém, as atualizações feitas nele demoram um pouco de lançar, ou nem chegam a ser lançadas para alguns aplicativos.

5. Categoria

Existem celulares de várias categorias no mercado, como os celulares econômicos, os celulares que estão no meio termo e os que são top de linha, que podemos encontrar configurações.

Levando isso em consideração, cada celular tem uma faixa de preço diferente, quanto melhor o celular maior será o valor, entretanto é possível encontrar celulares que tem boas configurações e uma imagem ótima mesmo tendo preços baixos.

Os celulares que estão no meio termo, geralmente, estão relacionados à linhas secundárias ou terciárias dos Fabricantes.

Neste sentido podemos encontrar linhas como da Moto G, Galaxy A8 e a OnePlus 5t que estão na categoria do Meio Termo, trazem mais acessíveis, mas podem ser ótimos nesta categoria.

Enquanto que, os celulares top de linha são os mais caros, entretanto demais funções e uma alta resolução e qualidade, recebendo sempre atualizações e novidades tecnológicas.

Porém, dos seus preços são bem mais elevados, como o Galaxy s9, o Galaxy Note 8 e o iPhone mais recente.

Independente de para que você deseja o celular, seja para tirar fotos, gravar vídeos, jogar, assistir ou outras coisas, o ideal é verificar qual a capacidade de armazenamento que o modelo oferece.

Muitas vezes podemos encontrar celulares que são do mesmo modelo mas contém uma capacidade de armazenamento interno diferente um do outro, por isso é de Total interesse analisar o preço do modelo que tem a capacidade de armazenamento que você deseja.

Além disso, quando você está pensando em armazenamento interno, é bom analisar possibilidade de uso de cartões de memória para expandir o tamanho do armazenamento de dados.

Como por exemplo, os iPhones não aceitam o uso de cartão de memória, enquanto que nos celulares Android e até mesmo da Microsoft permite a utilização de tais, mesmo assim é bom dar uma olhada antes de comprar.

6. Leia os comentários

Algo que pode ser muito útil na escolha do seu celular é por ler os comentários de outros compradores que já tiveram a experiência de utilizar o celular e comentaram sobre isso.

Você pode procurar não aqueles comentários genéricos, que fala que gostou ou que o celular não presta que pode ser comentários fake, e sim por comentários que terão detalhes com uma análise mais bem-feita do produto, com um argumento e que confirma ou faça você desistir da compra do produto.

Muitas pessoas também costumam considerar o tamanho da tela, que pode estar de acordo com a resolução das imagens, o tempo de vida da bateria principalmente para quem usar o telefone para trabalhar, e procurar por lojas que ofereçam descontos.