As grandes marcas possuem várias imitações, e por vezes os produtos falsos são tão bem feitos que você é incapaz de diferencia-los do original.

Para evitar gastar seu dinheiro em algo absurdo, você deve examinar os aparelhos eletrônicos cuidadosamente antes de compra-los.

Mesmo que o vendedor esteja tentando forçar você a comprar rapidamente, não tenha pressa e preste atenção aos pequenos detalhes.

Pode ser que você esteja querendo muito comprar um aparelho eletrônico, seja ele qualquer for, um celular, um computador, um notebook, e não se aperceba que está comprando um produto falso, em especial se o valor for menor do que o normal.

Geralmente quando encontramos um valor menor ao que estamos acostumados a ver em um produto, nos animamos tanto que compramos imediatamente.

Mas já ouviu aquele ditado que “a pressa é inimiga da perfeição”? Justamente!

Nunca compre algo com pressa ou pelo valor. O vendedor com toda sua habilidade de venda e persuasão, pode estar te vendendo um produto falso, e você só vai perceber quando chegar em casa e abrir a embalagem, ou até mesmo somente depois do uso.

Não vale a pena você comprar esse tipo de produto porque vai estar pagando um valor que talvez não pague um defeito que seu aparelho tenha lá na frente.

Por isso tenha bastante atenção, pesquise bem, procure ver quais são as lojas mais confiáveis, principalmente se você estiver comprando pela internet.

No mundo digital existem várias plataformas vendendo muitas coisas, e nessas plataformas de venda, existem vendedores confiáveis e os que estão ali somente para lucrar em cima do prejuízo de alguém.

Uma dica ao comprar pela internet é prestar atenção na nota que este vendedor recebeu. Geralmente a nota 5, significa que o vendedor está sendo bem avaliado e que pode valer a pena você comprar com ele. Outra sugestão é olhar os comentários, tanto os positivos, quanto os negativos.

Nos comentários é que você vai perceber se existem pessoas satisfeitas com o produto.

Mas caso esse não seja o seu cenário, e o produto que você está comprando seja físico e numa loja física, preste bastante atenção as dicas que iremos te dar.

Elas irão te ajudar a escolher o produto mais adequado para você. Seria frustrante gastar dinheiro em algo sem o real valor devido.

Com essas 6 dicas úteis você vai conseguir reconhecer os aparelhos eletrônicos falsos.

1. Confira a embalagem

Fabricantes de produtos falsos, muitas vezes negligenciam o designer da embalagem, já o revendedor oficial sempre tem cuidado com os menores detalhes do designer da embalagem dos seus próprios produtos.

Assim sendo, antes de comprar um novo aparelho eletrônico, peça para ver a embalagem e preste atenção na qualidade de impressão. A fonte deve ser legível e consistente em toda a embalagem.

Nada deve estar solto na parte de dentro, os fabricantes sempre ajeitam os seus produtos de modo que nada se danifique durante o transporte.

Por isso, até mesmo as linhas de junção e os cantos do plástico que envolvem a embalagem do seu produto, devem estar impecáveis.

Esse é um detalhe que você pode não perceber, porque são detalhes simples, mas que fazem que fazem toda diferença entre o produto original e o produto falso.

Nunca ache que, só por causa de um buraco na embalagem, é exagero você achar que o produto pode ser falso. Como já dito, os fabricantes não costumam cometer esses erros, eles querem que o produto chegue à mão do cliente em perfeito estado.

Então sempre desconfie.

2. Leia o manual do usuário

O manual do usuário é o passaporte de qualquer aparelho eletrônico, é o meio que você tem para aprender sobre o celular, sobre as suas funcionalidades, ou para tirar dúvidas sobre como manusear.

Toda informação importante sobre o aparelho deve estar no manual do usuário, e o mais importante, na língua do país onde foi efetuada a compra.

Se o seu manual do usuário estiver escrito em qualquer outra língua que não for a sua, ou ele é um produto contrabandeado, ou um produto é falso. Por isso muito cuidado ao efetuar compra com vendedores duvidosos.

Novamente, o barato pode sair caro.

3. Preste atenção ao material

Qualquer material, seja ele de plástico, borracha ou alumínio, pode ser de alta ou baixa qualidade. Em especial as marcas famosas, não poupam dinheiro nos materiais, e o revestimento de plástico deve ser liso, sem junções ou outras imperfeições.

Olhe com atenção para o aparelho para descobrir plásticos baratos, com tonalidades foscas e superfícies irregulares.

Quando isso acontece é porque o produto é falso, não somente o celular deve estar em condição impecável, mas também os itens que vem junto com ele, como por exemplo o carregador, fones de ouvido ou talvez uma capa protetora.

Os materiais devem ser bem uniformes.

4. Preste atenção nas fontes

Não se esqueça de prestar atenção nas fontes, o logotipo é o rosto de qualquer marca e merece atenção especial. Esse logotipo é sempre feito de modo que não possa ser adulterado.

Mesmo após anos de uso, o logo deve ser facilmente reconhecível. Todas as fontes e símbolos do aparelho devem ser lisas, legíveis e duráveis. É bastante comum em falsificações não colocarem o nome do fabricantes, ou até mesmo em alguns casos, a logo não estar presente no material.

Podem até mesmo alterarem algum detalhe na marca, mudando, ainda que pouco, a tonalidade das letras.

5. Confira o carregador

O carregador deve ser adaptado para o país onde o aparelho foi comprado. Se você mora na Europa, por exemplo, ele deve ter um adaptador especial para as tomadas europeias. Se o vendedor aconselhar você a comprar um adaptador ou até mesmo um carregador separado é sinal de que você deve ficar atento.

 Carregadores de marcas não apresentam linhas de junções entre partes de plásticos de cores diferentes e não se pode dizer o mesmo das falsificações.

Lembre-se, as marcas são responsáveis pela sua segurança, quando você usa os seus aparelhos eletrônicos. É por isso que os originais sempre tem pontas de metal bem feitas, isolamento e acabamento de qualidade.

6. Cabos e Plugues

Por ultimo mas não menos importante, preste atenção aos cabos e plugues. A qualidade do cabo é sempre um dos sinais mais óbvios de um produto falsificado.

No original um cabo conectado vai se encaixar firme e uniformemente, enquanto que em um falso você vai ver ângulos incorretos e partes soltas. Algumas vezes o tamanho do plugue não coincide com a profundidade da entrada do seu aparelho.

Além disso preste atenção na qualidade do isolamento e nos símbolos presentes. O cabo deve ser flexível e de cor uniforme, enquanto que as marcações não devem ser apagáveis.

Você já comprou algum aparelho falsificado e só percebeu agora?