É bem comum, não somente hoje, mas a muitos anos, pessoas comprarem seus aparelhos eletrônicos, sejam eles qual forem, celular, notebook, computador, e esses aparelhos não durarem muito tempo.

A primeira coisa que pensamos, e isso é inevitável, é que os aparelhos não prestam, não são de boa qualidade e que você precisa comprar um melhor, que consequentemente é mais caro.

Isso pode até mesmo prejudicar a sua vida financeira, porque isso vai incentivar que você compre aparelhos mais caros, e num intervalo curto de tempo. E para se ter uma vida financeira saudável o pensamento é totalmente contrário não é mesmo?

Mas a verdade é que o problema está em você e você nem sabia. Talvez o seu aparelho se acaba com mais facilidade e mais rápido por apenas mal uso, ou até mesmo, nem seja o mau uso, mas hábitos que você tem e faz com o seu celular, que você nem ache que faz mal a eles, mas na verdade faz.

Isso é um caso comum, a maioria dos aparelhos tem uma durabilidade muito menor por causa de hábitos que as pessoas tem que não deveriam ser feitos, e por isso, nem sempre o problema está no celular em si, mas na sua falta de conhecimento.

Claro, existem os casos em exceção, em que o problema realmente está no aparelho, quando ele realmente não tem uma boa qualidade ou está bastante ultrapassado. Nesse caso, realmente e infelizmente você vai precisar tirar um dinheiro das suas economias e comprar um novo.

Afinal, hoje em dia, sem os aparelhos eletrônicos não somos nada, por que dependemos deles para muitas coisas. Mas se esse não for o cenário, você pesquisou,, o celular é de boa qualidade, e mesmo assim quebrou rápido, o erro não está no aparelho e sim em você.

E se você ainda não sabe quais são esses hábitos que costumamos fazer que acabam com a vida útil dos aparelhos eletrônicos, iremos te contar agora, e você nunca mais vai fazer.

Eu tenho certeza que dentro desses 7 hábitos que iremos citar, você mantinha pelo menos 1 ou dois desses hábitos.

Curioso? Vamos lá!

Beber líquidos enquanto manuseiam

Um dos hábitos que a maioria das pessoas infelizmente mantem é tomar, seja um café, um refrigerante, um suco, ou até mesmo um copo de água, próximo do seu computador ou qualquer outro tipo de aparelho.

Essa não é uma das coisas inteligentes de se fazer, e o pior de tudo é que esse hábito, todos nós sabemos que é errado e continuamos a fazer.

Acontece que se que esses líquidos derramarem, adeus aparelhos eletrônicos. Se bem que nem sempre eles irão queimar, mas imagina de for um notebook, principalmente se for de uma marca cara e que você pagou bastante dinheiro para ter, o quanto você não vai ficar arrependido por um simples defeito?

Você não vai querer danificar o seu aparelho que você comprou com tanto esforço. Se você faz isso, pare com esse hábito agora! Se você tem costume de beber alguma coisa enquanto está digitando, não faça mais isso.

Sem querer ou sem perceber que está com a mão tão próximo, você pode tombar nesse copo, o liquido escorrer sobre o seu aparelho e danifica-lo.

Levar o celular para o banheiro

Outro hábito que as pessoas mantem é de levar o celular para o banheiro. Quem nunca fez isso que atire a primeira pedra. Esse é um dos hábitos que você deve fazer sem perceber que pode prejudicar tanto o seu aparelho.

É comum ao irmos tomar banho levar o celular para por exemplo, ouvir músicas, ou até mesmo ao ir fazer algum necessidade fisiológica, levar o celular porque não quer para de conversar com um amigo ou o com namorado.

Esse é um péssimo hábito e vamos logo dizendo para você: pare de fazer isso!

Sabe o que pode acontecer? Digamos que você esteja tomando banho e ligou na água quente. O vapor pode terminar entrando em algum furinho do seu celular, e isso certamente vai danificar o seu aparelho.

É menos mal quando o seu aparelho tem a bateria acoplada, e já tem uma proteção a mais, mas ainda assim, ele pode acabar oxidando as entradas do seu aparelho, principalmente a do carregamento que pode dar problema com o tempo.

Sabemos que esse pode ser um hábito difícil de ser largado, em especial se você só consegue ir tomar banho se estiver ouvindo músicas.

Mas acredite, não vale a pena, se ele quebrar e você tiver que esperar pra comprar outro, porque está sem dinheiro no momento, você vai ter que ficar sem ouvir musicas ao tomar banho de qualquer jeito.

Além de poder causar outros riscos, como na própria tela do aparelho.

Se você tem um celular a prova de respingos de água, tudo bem, menos mal, mas como já dito, nem sempre o problema está na água e sim na temperatura.

Colocar o notebook no colo

Você já fez isso ne? Não minta para nós. Todo mundo faz isso, mas sabia que isso pode ser um hábito que pode danificar a vida útil do seu aparelho eletrônico?

Não? Pois saiba que o processador do seu notebook pode queimar por falta de respiração. Essa falta de respiração pode se dar pelo abafamento que sua pele ou sua roupa causa no aparelho.

Não é igual quando ele está sobreposto numa bancada, onde ele pode respirar tranquilamente sem nenhum pano abafando-o.

O costume de colocar ele no colo, pode fazê-lo esquentar bastante a ponto de prejudica-lo. Por isso antes de comprar, da uma olhadinha nas saídas de ar e as localize. Se quiser continuar colocando-o no colo, evite tapar essas saídas para que seu processador não queime por super aquecimento.

Usar capas de proteção não apropriadas ao seu modelo

Um hábito não tão comum, é usar capas de proteção que não estão apropriadas ao modelo do seu celular. A capa apropriada tem os buraquinhos nos locais certos para as entradas e saídas do seu celular.

Mas se você for colocar uma capa que não está apropriada ao seu modelo, esses buraquinhos podem não se localizar onde deveriam, e tapar as saídas de ar do seu celular pode acabar queimando por super aquecimento.

Por isso se você já fez isso antes, nunca mais faça de novo, e se você lembrou nesse exato momento que o seu celular está com a capa errada, coloca uma máscara para não contrair a Covid-19 e corra para comprar uma nova e apropriada ao modelo do seu celular.

Por mais simples que pareça ser, isso pode prejudicar muito a vida útil do seu celular.

Usar carregadores que não são originais

Esse hábito com certeza você já fez. E podemos te afirmar que você não é o único, é muito comum que depois de um certo tempo, os nossos carregadores quebrem por causa do tempo excedido de uso.

Quando isso acontece, costumamos comprar o primeiro carregador que encontramos, somente para continuar mantendo o nosso celular ligado.

Mas a verdade é que isso também pode prejudicar a vida útil do seu celular. Já passou pela experiencia de comprar um carregador e ele não somente super aquecer, mas super aquecer o celular também?

Talvez você pense que é porque já tem muito tempo carregando, mas na verdade está danificando a bateria do seu celular e diminuindo a vida útil dele, fazendo ele descarregar bem mais rápido.