Podemos encontrar vários modelos e marcas diferentes o que nos leva a ficar em dúvida na hora de escolher um celular.

Pensando nisso, vamos te ajudar a escolher o modelo de celular que combina perfeitamente com você.

Primeiramente, é necessário escolher o sistema operacional do seu aparelho.

Os mais recomendados são, o sistema android por tem uma simplicidade e praticidade muito grande, o sistema IOS, desenvolvido pelo é a apple, que tem uma resistência maior, o windows que combina preço e praticidade, além de outros como blackBerry que não são muito conhecidos.

Para mais informações sobre as vantagens e desvantagens de cada sistema operacional pode clicar no Link.

Sendo assim, o próximo passo é analisar o processador.

Processador

Sendo a parte mais importantes do celular, que é considerado o seu cérebro, agindo diretamente no rendimento do aparelho.

É necessário levar em consideração a quantidade de núcleos que ele contém, ou seja, quanto mais núcleos, mais rápido ao processamento, melhor celular.

Existem alguns tipos de processadores como dual core, quad core e octa core, isso quer dizer que, tem 2,4 ou 8 processadores.

Para realizar as funções básicas de um celular um processador de dois núcleos já basta.

Se o caso for de encher a memória do celular com os jogos que tem gráficos excelentes um processador com 4 núcleos pode otimizar os aplicativos e ter um rendimento muito melhor.

Nos aparelhos eletrônicos contêm uma medida de rendimento que é conhecida como gigahertz, isso quer dizer que a cada processador precisa de um conversor para tornar o seu aparelho mais rápido.

Outras características que podem influenciar na rapidez do seu aparelho é a memória Ram ou o armazenamento interno.

Para um celular que necessita de uma velocidade muito alta é necessário que tenha mais de 2Ghz, entretanto, o normal é encontrar um celular que esteja em torno de 1,2 Ghz.

RAM 

Memória RAM é um espaço de trabalho no celular que acompanha o processador.

Sendo assim, quanto maior espaço de memória RAM, menos defeito no sistema operacional será apresentado.

Sendo assim o mínimo que podemos encontrar de memória RAM no celular atual é de 512 megabytes.

Encontrar um celular com megabytes inferior a essa quantidade e significa que não vai ter memória suficiente para o processamento do aplicativo.

Se você quer um ótimo rendimento para Android é recomendado usar uma memória com rendimento de 2 GB.

Mas o melhor que pode encontrar no mercado é que tem em média 16 GB ou mais de memória RAM.

Entretanto, se o seu uso foi de um Windows Phone ou Apple já é o suficiente para o sistema trabalhar de forma adequada.

 Armazenamento

Quando falamos de memória interna não significa que um celular tem toda aquela memória interna pois alguns aplicativos já instalados do sistema operacional ocupam certa parte da memória do celular.

Um exemplo, se na propaganda de um celular diz que ele tem 8 GB de memória, não quer dizer que é esse tanto de memória que está disponível.

Ou seja, quando se fala em 8 gigas de memória, a quantidade que você vai ter realmente é em média 4GB para uso básico.

Para ter um celular com uma capacidade de armazenamento interna bem melhor é necessário ter entre 64 GB e 256 GB.

Outro ponto a ser levado em consideração entrada para cartões de memória, onde pode ser armazenado conteúdos multimídia e aumentar a memória do celular com cartões de em média 64 GB.

Nesses cartões você pode armazenar coisas como fotos, vídeos, músicas e até mesmo alguns aplicativos.

Entretanto, a entrada para cartão de memória não está disponível para iPhone.

Você também pode optar do armazenamento em nuvem para compensar a falta de armazenamento interno, exemplos desses serviços são o Google Drive, onedrive, Dropbox, entre outros.

Tela

Quando analisamos quais são as melhores características do celular devemos levar em conta não só o tamanho como também a resolução.

Quanto é o tamanho antes de fazer a compra, tem que ver o tamanho da tela de sua preferência, sendo pequena ou grande, até porque celulares que tenha em média 5 polegadas é consideravelmente grande.

Já começou não tem a resolução, isso quer dizer que a quantidade de pixels distribuídos pela tela está totalmente relacionada à qualidade e definição da imagem.

Podemos encontrar resoluções em HD e full HD que são de 1280 x720 e 1920 x1080, respectivamente.

Para melhor entendimento, é só analisar, quanto maior a tela maior é a resolução pois os pixels ficam mais bem distribuído e com uma qualidade maior.

Câmera

Os Megapixels não são a única coisa que determina a qualidade de uma fotografia, pois há outros fatores como o tamanho do sensor, a distância focal, o ISO máximo, como também os modos de disparo e a estabilização óptica.

Um exemplo disso é a câmera do iPhone 6 que tem 8 megapixels, mais mesmo assim é uma câmera considerada muito boa, mesmo em comparação a outras que tem o número de Megapixels mais alto, isso ocorre devido ao sensor, ao tamanho dos pixels e da abertura do diafragma.

Mas não podemos comparar com os últimos lançamentos do iPhone x e do iPhone XR que tem uma alta resolução.

Entretanto, não são todas as marcas e modelos que possuem esse tipo de técnica na resolução de imagem, mais que possível encontrar mais informações em alguns sites específicos sobre o assunto.

Por isso, escolher um celular você pode levar em consideração a importância que dá as fotos, visto que alguns celulares são mais utilizados para trabalho, requerendo assim, uma especificação melhor.

Bateria

É claro que desejamos um celular que não fique descarregando o tempo todo, e isso é determinado pelo MAH, e que está relacionado aos miliamperes por hora.

Por exemplo, vai precisar de baterias que sejam maiores quando o assunto é o consumo de energia da tela do celular e o tempo de uso.

Outra coisa que pode influenciar bastante é o tipo da bateria, pois as baterias fabricadas com lítio têm uma pontuação maior quando o assunto é tempo de cada.

Para ficar mais fácil, os fabricantes costumam especificar qual é o tempo de duração máxima do celular ao usar certos aplicativos como música ou essas coisas.

 Pode procurar meu celular outras coisas que auxilia na velocidade da internet, como celulares que tem uma parte habilidade com serviços 4G.

Dê atenção a isso principalmente quando o assunto for comprar aparelhos que não sejam fabricadas no Brasil, pois pode não ser compatível com algum modo operante do Brasil.

Com tudo isso em mente, você vai escolher o modelo de celular que mais se adéqua aos seus requisitos, ou necessidades.