Você tem esses problemas: Seu smartphones é muito gananciosos, a autonomia da bateria raramente dura 24 horas. O espaço de armazenamento do seu dispositivo Android atingiu os limites de suas capacidades?

Para melhorar a vida útil destes e, por extensão, a do seu telefone, aqui estão algumas dicas para economia de bateria e para liberar memória no seu smartphone.

Como monitorar o estado de sua bateria

Primeiro, é necessário fazer um balanço das diferentes causas da perda da vida útil da bateria. Para descobrir o status da sua bateria e identificar os recursos que consomem energia, você pode fazer o seguinte.

  • Vá para as configurações
  • Toque em Bateria
  • Em seguida, no uso da bateria

Você terá uma visão geral detalhada das funções e aplicativos que utilizaram mais energia durante as últimas horas de uso. Você também pode ativar a função de economia de energia da bateria.

Limite os aplicativos de uso intensivo de energia em execução em segundo plano

Crédito da imagem: Freepik

Os aplicativos fazem parte das principais funções do seu dispositivo. Quanto mais você os usa, mais eles usam a bateria para operar.

Regularmente, feche todos os aplicativos que você usou recentemente, pressionando o botão do gerenciador de tarefas (geralmente representado pelo quadrado na barra de botões do Android) e clicando em “excluir tudo”. Isso impedirá que os aplicativos sejam executados no vácuo.

Outras aplicações também funcionam em segundo plano, ou seja, sem exibi-las na tela, para sincronizar conteúdo, enviar notificações, posições geográficas etc.

Essas funções de fundo também consomem muita energia. No menu de uso da bateria (consulte o ponto anterior), você verá os aplicativos que usam mais bateria. Ao pressionar esses aplicativos, o dispositivo oferecerá a desinstalação ou forçar o desligamento. Clique em forçar parada.

Para reiniciar um aplicativo que você forçou a parar, abra-o normalmente. Se o problema persistir após o início de um aplicativo, você poderá desinstalá-lo.

Para alguns aplicativos, você pode ativar a restrição de atividade em segundo plano.

Limitar o brilho da tela

A tela também é um dos elementos que consome mais bateria, desde que você use seu telefone regularmente em um dia. Para evitar que a bateria acabe rapidamente, você pode estender o prazo diminuindo o brilho da tela.

No seu telefone, deslize para baixo na barra de notificações. Você abrirá o menu de recursos que você pode ativar ou desativar e também verá a barra de brilho da tela. Abaixe o brilho ao mínimo possível.

Você também pode ajustar o brilho nas configurações do dispositivo:

  • Abrir configurações
  • Toque em Exibir> Ajustando o brilho
  • Ativar ajuste de brilho

O brilho da tela será ajustado automaticamente de acordo com a luz ambiente do dispositivo.

Desativar notificação LED

Se o seu dispositivo tiver um LED de notificação, você pode desativá-lo para economizar energia.

Essa função também é encontrada no menu de funcionalidade, acessível na barra de notificações.

Observe, porém, que o LED do telefone consome muito pouca bateria!

Desativar Wi-Fi / Bluetooth / GPS

Crédito da imagem: Freepik

Da mesma forma, você pode desativar as funções Wi-Fi, Bluetooth e geolocalização do dispositivo, que consomem muita energia. É altamente recomendável que você use esses recursos somente quando precisar deles e os desative depois que não precisar mais deles.

Isso economizará um tempo incrível da bateria. Observe, no entanto, que em alguns telefones, o GPS é usado para ativar o Wi-Fi no momento certo (quando você está em casa, por exemplo): aqui, o GPS pode prolongar a vida útil da bateria.

Remova a vibração do teclado

Por fim, você pode economizar energia da bateria desativando as configurações de som e vibração no teclado do seu dispositivo.

Dependendo do teclado usado, você encontrará uma tecla com uma tecla dentada, simbolizando os parâmetros. Ao pressioná-lo, você pode ativar ou desativar a vibração pressionando as teclas, a duração da vibração, o som em cada tecla etc.

Identifique itens que usam espaço de armazenamento

Antes de iniciar a limpeza, é melhor identificar os elementos que ocupam mais espaço no aparelho.

Vá para Configurações, depois Armazenamento, no telefone. Lá, você deve ter uma visão geral completa do status da sua memória, bem como a lista de itens que ocupam mais espaço de armazenamento.

Desinstale aplicativos ou limpe o cache do aplicativo

Muitas vezes, os elementos mais exigentes em um telefone são os aplicativos que você baixa lá. Ainda nas configurações, acesse gerenciamento de aplicativos.

Selecione os maiores ou os que você não usa mais e desinstale-os. Se você comprou um aplicativo, pode fazer o download novamente na Play Store sem precisar pagar por ele novamente.

Para outros aplicativos, você também pode optar por limpar o cache para liberar espaço. Alguns smartphones possuem um aplicativo para automatizar o processo, como a LG e seu serviço Smart Doctor. Você também pode usar o aplicativo Files by Google para liberar espaço.

Para liberar espaço de armazenamento em um aplicativo:

  • Abra as configurações do seu dispositivo.
  • Abra o menu Aplicativos e notificações
  • Selecione o aplicativo desejado e pressione Armazenamento
  • Selecione a opção Limpar dados ou em Limpar cache (se a opção “Limpar dados” não for exibida, pressione gerenciar espaço.)

Excluir fotos e vídeos

Crédito da imagem: Freepik

Se você tiver usa regularmente a câmera do smartphone, é recomendável limpar regularmente os álbuns de fotos e vídeo para liberar espaço. Fotos e filmagens de qualidade de alta definição ocupam muito rapidamente a memória de armazenamento.

Se for difícil classificá-las e quiser mantê-las, você pode optar por armazenar suas fotos e vídeos em um serviço em nuvem ou fazer backups regulares.

Com o Google Fotos, você pode ativar o backup de suas fotos em alta qualidade (2048px), é mais do que suficiente para assisti-las no seu telefone!

Basta acessar o aplicativo Google Fotos, exibir o menu e clicar em Liberar espaço. Todas as fotos salvas serão excluídas do seu telefone: você sempre pode acessá-las (se estiver conectado à Internet), mas eles não estarão mais fisicamente no seu telefone, economizando muito espaço!

O Google Fotos também permite salvar suas fotos em alta definição, mas, nesse caso, o armazenamento necessário é deduzido do espaço autorizado.

Excluir filmes, músicas e mídias baixados

Ao acessar a Google Play Store, você encontra todos os filmes, músicas e livros que comprou na plataforma. Por isso:

  • Abra o aplicativo Play Store
  • Abra o aplicativo Google Play Filmes e TV, Play Livros ou Play Music.
  • Toque em Menu> Configurações> Gerenciar downloads.
  • Marque os itens que deseja excluir e clique em Excluir.

Para aproveitar ao máximo sua mídia sem se preocupar com espaço de armazenamento, você também pode mudar para serviços de streaming. Esses aplicativos usam muito cache, mas você pode limpá-lo periodicamente.

Excluir arquivos e documentos

Os arquivos e documentos baixados do seu navegador de internet móvel também podem pesar bastante na memória se não forem apagados regularmente. Para excluir itens baixados:

  • Abra seu Gerenciador de arquivos no seu telefone
  • Vá para a pasta “Downloads” ou “Download”
  • Selecione os arquivos a serem excluídos e clique em Excluir

Outro caminho também é possível: Configurações do telefone> Armazenamento> Arquivos> Selecione uma pasta> Selecione e exclua um arquivo ou exclua uma pasta inteira.

Excluir arquivos temporários

Você também pode excluir arquivos temporários do seu telefone. Para fazer isso, você pode seguir um caminho semelhante ao mencionado acima: Configurações do telefone> Armazenamento> Liberar espaço> Excluir itens.

Para acelerar, recomendamos que você use um aplicativo dedicado, como o Files by Google: economize tempo e espaço rapidamente!