Além do celular o computador é um dispositivo essencial indispensável para as atividades do nosso dia a dia, seja de trabalho ou lazer.

Algumas marcas tem maior durabilidade do que outras, portanto é muito importante que você verifique a opinião dos consumidores antes de realizar a sua compra.

Entretanto, independente da marca para que um computador dure é necessário uma boa manutenção, a seguir são listadas algumas dicas que podem ajudar a você na conservação do seu dispositivo.

 1. Nunca subestime o uso do antivírus

Ao se deparar com uma máquina que sofreu ataque de vírus pela internet, pode haver grandes estragos como também uma falha no hardware.

Nesse caso o perfil deve ser reparado, antes de continuar usando-o.

O melhor modo de se proteger contra esse tipo de falha no software, por assim dizer é utilizar antivírus. Antivírus gratuitos são oferecidos por algumas empresas, como o Avast e o Windows defender.

Se você quiser uma segurança maior, e mais opções de defesa escolha um software pago.

Normalmente as empresas oferecem pacotes com preços acessíveis, se forem assinados anualmente.

Se você usa o seu computador para trabalho ou lazer importante que instalei o antivírus e faça a atualização dele regularmente.

Além disso, não tenha mais de um antivírus aberto ao mesmo tempo em sua máquina pois isso anularia os efeitos de proteção.

Ainda sim é válido lembrar que a melhor proteção contra vírus na web é ser um usuário consciente e adotar reflexos para evitar ameaças.

Por exemplo:

Downloads: evite baixar arquivos de fontes que não conhece e até mesmo se o remetente for conhecido, faça verificação com seu antivírus evitando riscos desnecessários.

A escolha de navegador também garante melhor conservação do seu PC, por exemplo, o Firefox é um bom navegador que ajuda a evitar ataque na rede.

2. A limpeza é essencial até mesmo no computador

a fim de otimizar o funcionamento do seu computador faça a limpeza regular dele.

Quando ao acúmulo de arquivos dados de pesquisas e aplicativos exige muito do disco rígido e em consequência impede a instalação de atualizações necessárias ao bom funcionamento do PC.

Assim, organize os dados desnecessários, como arquivos temporários, histórico de navegação, cookies, lixeira, entre outros e exclua-os.

 Faça a limpeza manual de tudo que não precisa como filmes, músicas, softwares desnecessários.

Você também pode usar programas de limpeza para ajudá-lo, a seguir veja alguns exemplos de bons programas.

  • CCleaner
  • Glary Utilities (existe uma versão gratuita e portátil)
  • Adwcleaner (não serve para Mac)
  • CleanMyMac

Outra opção que você tenha fazer adesfragmentação do disco rígido para restaurar avelocidade do seu computador.

3. Deixe seu PC “respirar”, colocando-o em uma superfície plana e rígida

Assim como você, o seu PC não gosta de lugares apertados e que não permitam que ele respire adequadamente.

No caso dos Notebooks, diferentes dos computadores desktops têm maior probabilidade de reter o calor operacional devido a seus componentes plásticos e espaço reduzido.

 Este calor pode danificar o equipamento. Portanto dê espaço a sua máquina, isto aumentará sua vida útil.

Para ajudar o computador a não sufocar, coloque-o em uma superfície rígida, como uma mesa ou uma bandeja, se possível elevado ao nível das saídas de ar.

Evite deixá-lo na cama ou no colo (até mesmo para o bem da sua pele). Isso pode causar o bloqueio de entradas ou saídas na lateral ou na parte traseira do seu computador.

4. Limpe regularmente o seu computador externamente

Remova o todo o pó: Use um aspirador de mão ou um aspirador de pó USB, para limpar o teclado e as saídas de ar do dispositivo.

Poeira, migalhas e cabelos podem ficar presos nesses cantos e bloquear as saídas do computador.

Após a aspiração, você pode usar um secador com jato frio isso porque o secador só empurraria os resíduos para cantos ainda mais difíceis de remover.

Limpe a tela, as teclas do teclado, o teclado ou o mouse e a concha do computador.

Quando fizer a transferência limpeza de seu Pc, tire tempo para isso. Não faça até a metade. Faça a limpeza completa.

Você pode limpar todo o seu dispositivo com um pano específico para limpeza do computador ou pano macio, por exemplo, microfibra.  Para a tela do computador, escolha um tecido usado para fazer limpeza de óculos.

5. Evite deixar o seu computador perto de outros dispositivos elétricos

É altamente recomendável manter o computador o mais longe possível das ondas eletromagnéticas, especialmente geradas por um micro-ondas em funcionamento.

Obviamente, também não é recomendável deixar o computador ao sol, mesmo que a tela esteja fechada, para que não superaqueça.

6. Transporte o PC em uma pasta ou mochila apropriada e no modo de espera ou desligado

O menor choque pode danificar os circuitos de um notebook e destruir o dispositivo. Portanto, é preferível transportar o computador em uma bolsa que permita que ele fique lá de modo estático.

Prefira, portanto, as pastas feitas especificamente para notebook ou mochilas que oferecem proteção resistente, além de acolchoamento.

É importante não ficar movimentando o notebook quando ele estiver ligado, pois choques e tremores podem danificar o disco rígido.

Se você precisar mover o notebook, coloque-o no modo de espera ou desligue. Como resultado, o computador ficará menos suscetível a risco de danos.

7. Faça conservação de sua bateria

Uma bateria de notebook é uma peça que se desgasta com facilidade. Para maximizar sua capacidade, é importante seguir estas dicas:

Desligue o computador quando não estiver em uso: lembre-se de desligá-lo completamente se não planeja usá-lo por um longo período de tempo.

Isso permite que o dispositivo não fique constantemente ativo ou em espera.

Evite ficar abaixo de 10% da carga: ficar testando o quanto sua bateria resiste com pouca carga teria um impacto na vida útil da bateria.

Seria aconselhável não carregar um dispositivo como um smartphone no notebook o computador desktop para respeitar a corrente de descarga.

Reduza o número de programas iniciados automaticamente na inicialização, pois esta ação exige muito esforço do seu computador e pode dar a impressão de que ele está muito lento.

Você deve minimizar ou remover o início automático de aplicativos para evitar sobrecarregar o dispositivo e evitar a abertura de muitas páginas ao mesmo tempo durante o uso.