A maioria das pessoas acham que quanto maior é a memória RAM melhor eu aparelho, só que isso não é verdade, Veja por que!

Muitos vendedores quando fazem a propaganda de um produto normalmente usam o argumento de que, uma memória RAM com muitos gigabytes é o melhor.

Entretanto, não é somente isso que deixa um aparelho bom, pois ele Depende de vários componentes para um funcionamento adequado.

Como para comprar um aparelho eletrônico tem que analisar uma ficha técnica muitos extensa, se torna cada vez mais difícil a escolha.

Não só isso, é cada vez mais confuso entender a relação que os números têm com desempenho do aparelho.

Muitas pessoas compram sem nem entender qual o significado das especificações da memória RAM.

Por isso, vamos te ajudar a entender o que ela é e qual a função dela no aparelho eletrônico.

O que é?

RAM é a sigla de, Randon Access Memory, traduzido para o português, Memória de acesso aleatório.

É basicamente, o que permite com que é façamos a leitura e a escrita de arquivos.

Ele não é semelhante a memória interna de armazenamento, pois ele não guarda um conteúdo de maneira permanente.

 É por isso que, em muitos dos casos você já deve ter precisado limpar a memória RAM do seu aparelho e nem se deu conta disso.

Este é o sistema que permite que o processador do aparelho tenha um acesso imediato ao conteúdo que você deseja, dando ao dispositivo uma capacidade de resposta solicitação mais ágil.

Sendo assim, para ter uma maior capacidade de trabalho, e tu vai depender do tamanho da sua memória RAM.

Por exemplo, ao abrir um jogo no seu dispositivo, ele é carregado na memória RAM, sendo assim e enquanto ele estiver lá você poderá abrir o jogo da onde você parou, sem precisar recarregar de novo.

 Sendo assim, ele se torna uma ferramenta muito importante quando assunto é fazer várias tarefas ao mesmo tempo.

pois, os aplicativos ou páginas abertas, carregados na memória RAM, ficam lá até que ela fique cheia, precisando limpar para conseguir espaço para outras funções.

Lembre-se que, memória de armazenamento é diferente de memória RAM.

No caso da memória de armazenamento, ele trabalha no armazenamento de arquivos como músicas, jogos, fotos, documentos, aplicativos, entre outros, e você pode acessá-los quando quiser.

Além do mais, o armazenamento interno terá sempre uma memória bem maior do que a memória RAM, como por exemplo, um aparelho com armazenamento interna de 32Gb tem na sua memória RAM de 4GB.

Quanto de memória você precisa?

A quantidade de memória RAM que você vai precisar no seu aparelho vai depender muito da quantidade de tarefas que você executa ao mesmo tempo.

Entretanto é importante lembrar que, a memória RAM é fundamental em qualquer dispositivo para que ele funcione corretamente de maneira desejada.

Ele também permite que alguns aplicativos rodem em segundo plano, como por exemplo, quando recebe atualizações de aplicativo, ou quando baixa mensagem novas automaticamente do aplicativo de e-mail, WhatsApp, entre outras.

Na teoria, quanto mais memória RAM, maior é o poder de processamento e a quantidade de aplicativos abertos ao mesmo tempo é bem mais.

Quanto mais memória maior é a vantagem?

Sendo essa uma dúvida de muitas pessoas que conhece a memória RAM e de outros que acabam sendo enganadas pelos vendedores, vamos mostrar agora, alguns detalhes sobre a memória RAM que provavelmente você não sabia.

Consumo de energia

Quanto maior for a sua memória RAM maior será o consumo de energia, então se você não vai utilizar muito da sua memória RAM, pode optar por um produto que tenha uma memória RAM menor para que a duração da bateria seja maior.

Colocar aplicativos ou páginas para rodar em segundo plano também podem consumir parte da bateria.

Pois aplicativos que trabalham em segundo plano, pode estar disponível para qualquer solicitação do aplicativo e com isso, contribuir para um consumo maior de energia.

Em alguns casos aparelhos celulares são utilizados com pouca memória RAM mas com uma eficiência muito grande, como por exemplo iPhone da Apple que não tem nenhuma parede com memória maior que 4GB de memória RAM.

entretanto Executa os aplicativos perfeitamente.

Gerenciamento

A Apple desenvolveu produtos com memória RAM reduzida, entretanto também criaram o sistema operacional chamado iOS que trabalha junto com a memória RAM para um melhor gerenciamento da memória.

Enquanto que aparelhos Androids depende de aplicativos de coleta de lixo, e que abre espaço na memória quando ela está cheia.

Sendo que as duas maneiras de gerenciar a memória sejam diferentes uma da outra, mas, ambas são eficazes.

Sendo assim, em sistemas operacionais Android, eles trabalham com sistema de coleta de lixo que necessita de mais memória RAM para evitar problema no seu desempenho.

Enquanto que no IOS eles trabalham com uma abordagem diferente de contagem de referência, não necessitando uma quantidade de memória RAM muito grande.

Ambos os sistemas operacionais são muito eficientes, mas desmente por que muitas vezes, que quanto maior a memória RAM maior desempenho do aparelho.

Por isso, se está na dúvida qual é o melhor aparelho, pode fazer uma pesquisa nos testes feitos que fazem com que os mesmos aparelhos sejam submetidos aos mesmos testes e esse indeterminado qual é o melhor.

Sendo assim a quantidade de memória RAM que você quer no seu aparelho vai depender muito de como vai usá-lo.

Por exemplo, se você deseja um aparelho que tenha uma duração de bateria maior, é interessante optar por aparelhos que tenham a memória RAM menor.

Mas se o caso for de, executar várias tarefas ao mesmo tempo, como num trabalho onde você precisa abrir várias planilhas e documentos, a melhor opção é uma memória RAM menor.

Também pode escolher usar um produto fabricado pela Apple, que utiliza o sistema iOS e não precisa de memória RAM muito grande, em sua maioria de 4 gigabytes.

 Desta forma, você vai ver qual é o melhor produto que se enquadra no que você deseja!